Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

O tratamento de uma catarata é cirúrgico, pode ser realizado em regime de ambulatório, é um procedimento indolor, de baixo risco anestésico (normalmente com anestesia ocular apenas) e a recuperação visual é rápida.

A técnica cirúrgica é a facoemulsificação, que consiste em destruir e aspirar a catarata com um aparelho especifico para o procedimento. A cirurgia termina com a substituição da lente opaca por uma lente intra-ocular artificial, cujas características são variáveis e escolhidas em função das exigências e características do doente, e que podem corrigir outras condições oculares, tais como o astigmatismo e a presbiopia.

As lentes utilizadas podem apresentar as seguintes características:

  • Lente monofocal: é uma lente que pode reduzir a necessidade de óculos a grandes distâncias. Embora se possa ver com clareza ao longe, é provável que ainda sejam necessários óculos para ver ao perto. Esta lente não corrige o astigmatismo e por isso, caso o doente tenha astigmatismo, é provável que continue a ter a necessidade de óculos para ver a qualquer distância.
  • Lente de visão estendida: tem como objetivo proporcionar uma visão melhorada ao longe e a distâncias intermédias, bem como uma visão ao perto funcional.
  • Lente multifocal: poderá proporcionar uma boa visão ao perto, ao longe e a uma distância intermédia, podendo reduzir a necessidade de usar óculos.

As lentes para correção da presbiopia (visão estendida e multifocais), assim como as monofocais, estão disponíveis em versões tóricas, que estão indicadas para a correção  do astigmatismo. 

O que esperar depois da cirurgia?

1-2 dias após a cirurgia deverá ter uma consulta de seguimento. Os resultados visuais que serão percetíveis poucos dias após a cirurgia, poderão também ser acompanhados por  halos à volta das luzes, mas que com o tempo deverão ser menos percetíveis.

1-3 semanas após a cirurgia a visão estará mais estabilizada e, dependendo da lente implantada, será possível realizar facilmente algumas tarefas como ler, consultar menus, maquilhar, barbear, sem a necessidade de óculos. 

1 ano após a cirurgia a visão está completamente estabilizada, devendo ser consultado o oftalmologista, pelo menos uma vez de 2 em 2 anos, com uma idade inferior a 65 anos. Após os 65 anos deve ser agendada uma consulta com o oftalmologista, 1 vez por ano, ou sempre que notar alguma alteração na visão.