Descolamento de retina

O que é um descolamento de retina?

Um descolamento de retina ocorre quando a retina se afasta da parede posterior do olho. A retina não funciona quando está descolada e por isso há perda de visão. Esta situação é grave e requer avaliação urgente por um Oftalmologista.

Porque acontece o descolamento da retina?

À medida que envelhecemos, o vítreo que está no interior dos nossos olhos começa a encolher e a ficar mais liquefeito. À medida que o olho se move, o vítreo também se move sem causar problemas, mas quando o vítreo está mais aderente à retina pode puxá-la com força suficiente para a rasgar. Quando isso acontece, o fluído pode passar pela rasgadura e levantar (descolar) a retina.

Alguns dos fatores que aumentam o risco de ter um descolamento de retina são:

• alta miopia;

• antecedentes de cirurgia de catarata, glaucoma ou outra cirurgia ocular;

• história de trauma ocular grave;

• história de rasgadura ou descolamento de retina no outro olho;

• antecedentes familiares de descolamento de retina.

Quais os sinais/sintomas de uma retina descolada?

O descolamento de retina deve ser examinado imediatamente por um oftalmologista. Caso contrário pode haver perda de visão irreversível. Recorra de imediato ao Oftalmologista se tiver algum destes sintomas:

• aparecimento de manchas, linhas ou teias de aranha no campo de visão;

• aparecimento de uma sombra no campo de visão periférico;

• ver flashes de luz.

Como é diagnosticado o descolamento da retina?

O Oftalmologista colocará gotas que vão dilatar (alargar) a pupila e depois irá examinar o fundo de olho com uma lente que lhe permite observar a retina central e periférica.

Como é tratado o descolamento de retina?

Quando existe apenas rasgadura da retina o tratamento é feito com LASER. O LASER cria uma cicatriz à volta da rasgadura para que o líquido não passe através da mesma, e assim o descolamento da retina não progrida. Quando a retina já está descolada o tratamento é cirúrgico e a decisão quanto à melhor técnica depende do tipo de descolamento, da idade do paciente e da experiência e preferência do cirurgião.  Algumas das opções cirúrgicas são a retinopexia pneumática, a vitrectomia e a indentação escleral. 

Notícias Relacionadas