Estrabismo no adulto
O que é o Estrabismo no adulto?
O Estrabismo é uma alteração do alinhamento ocular.
Este desalinhamento pode ser horizontal, vertical, torsional ou complexo envolvendo os três eixos.Ou seja, enquanto há um olho alinhado com o objeto que está a ser focado, o outro olho está desalinhado com aquele objeto e desvia-se para outra posição de acordo com um dado eixo.
Causas de estrabismo no adulto
- Origem de infância
O desvio pode estar presente desde a infância e nunca ter sido tratado.
O desvio pode ter sido imperceptível durante a infância e ficar aparente na idade adulta. Isso acontece quando a pessoa não consegue sustentar os olhos na mesma posição com a mesma eficiência de quando era jovem e o desvio passa a ficar evidente. Muitas vezes, existem sinais da existência do desvio desde a infância que nunca haviam sido notados pela pessoa, como manter a cabeça inclinada sobre um dos ombros.
- Fraqueza dos nervos
O desvio pode acontecer por fraqueza dos nervos que comandam o movimento ocular. Chamamos isto de paresia (quando permanece alguma atividade muscular) ou paralisia (ausência total do movimento) dos nervos cranianos.
Essa fraqueza pode ser congênita, ou seja, a pessoa nasce com ela mas pode ser também resultado de traumatismos, de tumores cerebrais, doenças musculares e nas pessoas de idade na maioria das vezes está relacionada com diabetes ou hipertensão arterial que provocam pequenos enfartes nos nervos cranianos.
Por estes motivos no estrabismo de adulto é muitas vezes necessário efectuar exames complementares de diagnóstico como Ressonância ou TAC cerebral, análises clínicas ou outros exames de acordo com a suspeita da etiologia.
- Estrabismo sensorial
Um olho que não vê bem, pode apresentar um desvio progressivo (estrabismo sensorial), mais comumente do tipo divergente, que vai aumentando ao longo da vida.
- Estrabismo consecutivo
Pode ocorrer um estrabismo na direcção contrária num olho previamente operado: estrabismo consecutivo.
O principal tratamento é a Cirurgia de Estrabismo.