Injeção Intravítrea
O que é a Injeção Intravítrea?
A injeção intravítrea é um tratamento muito utilizado em diferentes patologias oculares. A ideia de introduzir uma agulha no olho pode ser motivo de angústia, mas a verdade é que a introdução de fármacos diretamente na cavidade vítrea é uma técnica valiosa e eficaz na recuperação de visão em diferentes doenças, tais como a diabetes ocular, a degenerescência macular relacionada com a idade ou as oclusões venosas da retina.
O que esperar quando realiza Injeções Intravítreas?
O procedimento é feito em regime de ambulatório, sob anestesia local e geralmente demora cerca de 10 a 15 minutos.
Depois do colírio anestésico é usado um anti-séptico no olho e pele ao redor dos olhos, para diminuir o risco de infeção. Depois é colocado um pequeno dispositivo chamado blefaróstato para manter o olho aberto e será pedido ao doente para olhar em determinada direção. A injeção é aplicada na parte branca do olho e como a agulha utilizada é muito fina, a maioria das pessoas sente apenas uma pequena pressão. Após a administração do fármaco o olho é novamente limpo e o oftalmologista verifica que não haja problemas ou complicações.
O que esperar após uma injeção intravítrea?
Nas primeiras horas é normal sentir alguma irritação ocular. Também é frequente o olho ficar vermelho porque pode ocorrer hemorragia conjuntiva no local da injeção.
Felizmente, as complicações oculares após injeções intravítreas são raras. São motivo de preocupação e o oftalmologista deve ser contactado em caso de dor ou desconforto ocular intenso e perda de visão.