O que é a Uveíte?

A uveíte ocorre quando a camada média do globo ocular fica inflamada. Essa camada, chamada úvea, tem muitos vasos sanguíneos que nutrem o olho e a sua inflamação pode danificar o tecido ocular, levando à perda de visão. 

As uveítes são classificadas de acordo com a parte da úvea que é afetada em anterior, intermédia, posterior ou em casos graves, todas as camadas podem estar envolvidas.

A causa da uveíte nem sempre é conhecida. Algumas das causas frequentes de uveíte são: 

  • infeções pelo vírus do herpes zoster, vírus do herpes simples, sífilis, doença de Lyme e por parasitas como a toxoplasmose; 
  • uma doença inflamatória sistémica, como doença inflamatória intestinal, artrite reumatóide ou lúpus.

A uveíte pode desenvolver-se repentinamente e os sintomas podem incluir:

  • ter um olho vermelho com ou sem dor;
  • ter muita sensibilidade à luz;
  • ter visão turva/enevoada ;
  • ver “moscas-volantes” (manchas em movimento no campo de visão).

Como se faz o diagnóstico de uveíte?

O seu oftalmologista fará um exame oftalmológico completo que incluirá examinar o interior do olho. Como a uveíte geralmente está relacionada a outras doenças ou condições, alguns testes podem ser necessários. Eles podem incluir um exame físico, exames de sangue ou de pele, exame de fluidos oculares e exames de imagem.

Como é tratada a uveíte?

A uveíte precisa ser tratada imediatamente para evitar complicações a longo prazo. Os oftalmologistas costumam tratar a uveíte com colírios que reduzem a inflamação (corticosteróides). Também podem ser usados colírio para dilatar a pupila, que ajudam a reduzir a dor. Em alguns casos, o oftalmologista irá trabalhar em conjunto com médicos de outras especialidades, como os reumatologistas, para elaborarem o melhor plano de tratamento. 

Notícias Relacionadas