Tratamento Cirúrgico

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico do glaucoma é utilizado quando o tratamento médico e com LASER não é eficaz no controlo do glaucoma ou quando os doentes não conseguem cumprir/tolerar o tratamento médico. Esta continua a ser a alternativa mais eficaz na redução da pressão intraocular.

Atualmente dispomos de diferentes abordagens cirúrgicas no glaucoma, desde tratamentos minimamente invasivos (utilizados nas fases iniciais/moderadas da doença), procedimentos filtrantes e implante de dispositivos de drenagem do humor aquoso. 

A cirurgia minimamente invasiva pode ser realizada de modo isolado ou em simultâneo com a cirurgia de catarata. Tipicamente reduz a pressão intra-ocular ou a medicação hipotensora colocada pelo paciente de uma forma moderada, sendo que a sua mais-valia é a segurança.  Este tipo de tratamento permite um pós-operatório mais rápido e simples, o que o torna também útil nos pacientes que têm dificuldade em realizar visitas médicas frequentes durante este período ou dificuldade em cumprir as restrições associadas à cirurgia de glaucoma convencional.

A cirurgia filtrante, nomeadamente a trabeculectomia, continua a ser a referência em termos de eficácia na redução da pressão intra-ocular. Também dentro deste grupo de cirurgias destaca-se a cirurgia não penetrante, como a esclerectomia profunda, a qual permite uma redução da pressão intraocular e da necessidade de colocação de colírios próximos da trabeculectomia, mas apresentando um perfil de segurança superior.
Os dispositivos de drenagem do humor aquoso (como válvula de Ahmed ou tubo de Paul), são técnicas que podem ser altamente eficazes em casos de glaucoma de difícil controlo, com cirurgias de glaucoma prévias, em glaucomas secundários a outras patologias oculares ou refratários a outros tratamentos. No entanto, dada a sua eficácia nos vários tipos de glaucoma, são também utilizados frequentemente como tratamento cirúrgico inicial. Este grupo de procedimentos consiste na colocação de implantes que regulam a circulação do humor aquoso no olho, permitindo a sua drenagem controlada e sustentada ao longo do tempo.

Notícias Relacionadas