Tratamento com Laser
O que é o Tratamento com Laser?
Nos tratamentos com laser usa-se uma luz forte cuja energia é absorvida pelos tecidos e convertida em energia térmica. A maioria dos lasers são de luz visível de 400-780 nm ou IV e a sua eficácia depende da transmissão da luz e da quantidade que é absorvida pelo tecido.
Desde os anos 70 que o laser térmico com efeito fotocoagulador tem sido o padrão de tratamento na retinopatia diabética e continua a ser o gold standard na Retinopatia Diabética Proliferativa. No entanto, o seu uso na área macular pode produzir escotomas e lesões irreversíveis. Atualmente existem modalidades de laser mais amigáveis da retina: têm duração de impulso curta ou ultracurta e por isso causam menor lesão nos tecidos.
O tratamento com laser está também indicado em outras patologias da retina, como as rasgaduras, e também em algumas formas de Glaucoma, na cirurgia Refrativa e na Oculoplástica. Em geral o laser é realizado no ambiente da consulta, sob anestesia tópica e poderá ser necessário fazer dilatação pupilar.