Queratocone
O que é o Queratocone?
O queratocone é uma das doenças mais comuns da córnea. Afeta mais frequentemente adolescentes/adultos jovens e caracteriza-se por um afinamento e aumento progressivo da curvatura da córnea (ectasia). Esta estrutura passa então a ter a forma de um cone e consequentemente há perda progressiva de visão.

Um dos principais sintomas do queratocone é a distorção das imagens e a diminuição da acuidade visual, que não se consegue corrigir apenas com óculos.
Atualmente sabemos que entre os fatores de risco mais importantes estão a história familiar de queratocone e esfregar os olhos.



Tratamento Queratocone
O tratamento do queratocone depende, em grande parte, da sua deteção precoce e para isso é fundamental realizar exames de diagnósticos específicos, sendo a topografia de córnea essencial no diagnóstico e seguimento.
No queratocone ligeiro a moderado, diferentes tratamentos cirúrgicos podem ser usados para retardar a sua evolução. No crosslinking de colagénio, usa-se um agente fotossensível (riboflavina) e luz ultravioleta para reforçar as propriedades da córnea e diminuir a progressão da ectasia.
Atualmente temos também disponível a introdução de segmentos de anel no estroma corneano, que vão não só regularizar a superfície corneana como também prevenir a progressão do cone. Neste tipo de cirurgia o uso do laser de Femtosegundo traz inúmeros benefícios, quer na facilidade com que se realiza o procedimento, quer na diminuição das complicações intra e pós-operatórias. Com este laser, disponível no Hospital Lusíadas Porto, consegue-se realizar o túnel intraestromal para a colocação do anel de forma muito mais segura, eficaz e rápida, quando comparada a técnica manual.
Nos estadios mais avançados da doença, pode ser necessário realizar um transplante de córnea.
Médicos Especialistas



